O número de cirurgias de próteses (Artroplastia) total do joelho em pacientes com artrose nos Estados Unidos em 2005 foi de aproximadamente 450.000 por ano, e o número de revisões (troca de próteses) foi ao redor de 38000. Com a melhora dos materiais e técnicas aliados ao envelhecimento da população acredita-se que os números passem para 3.481.000 e para 268.000 respectivamente em 2030.
A cirurgia consiste em trocar a cartilagem danificada por um material artificial, composto principalmente por zinco e cobalto, e entremeado por uma substância dura e plástica de polietileno. Os componentes protéticos são cimentados no osso previamente preparado, melhorando sensivelmente a qualidade de vida, onde conseguem deambular muito próximo do normal e sem dor, chegando até a poder fazer alguns esportes de baixo impacto. Em geral estes componentes protéticos costumam durar em média 15 a 20 anos, devendo ser trocados quando acontece o desgaste ou a soltura.
Hoje em dia já é possível realizar estas artroplastias utilizando o auxílio de um navegador ou até mesmo através de robôs. O navegador é um software de computador que acoplado à sensores no joelho, auxiliam o cirurgião confeccionar os cortes ósseos e a colocação dos componentes protéticos da melhor forma possível para que isso consigamos aumentar a durabilidade dos componentes protéticos.
Para se utilizar o navegador ou robôs é necessário um período de treinamento básico.
Trabalhos mostram que o eixo, chamado de eixo mecânico ou eixo de carga, que é por onde passa o peso do paciente em um determinado local da prótese é um dos fatores determinantes para a durabilidade desta prótese. aumentando a longevidade da prótese.
Posts Relacionados
19/07/2023
Artrose – Tratando Sem Cirurgia
O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga do corpo humano…
19/05/2023
Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
As lesões do ligamento cruzado posterior são as que envolvem os maiores danos a…