O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das estruturas ligamentares cruzadas no centro do joelho. Sua função é manter a estabilidade contra a translação anterior da tíbia. Ele é um dos ligamentos mais importante do joelho com maior número de incidência de lesão.

A maneira mais comum de se lesionar o L.C.A é girar o corpo sobre o joelho, com trauma em valgo e rotação externa tibial. 70% lesam no esporte sozinhos sem contato do adversário. Em esportes de mudança de direção, tais como futebol, voleibol e handebol encontram-se os maiores números de casos. Normalmente os pacientes relatam ter escutado um estalido e apresentarem dor, inchaço e perda parcial da função.

Em caso de lesões a cirurgia deve ser considerada. Com a melhoria dos equipamentos cirúrgicos e a visualização artroscópica, a cirurgia para a reconstrução deste ligamento tornou-se muito mais exata e de recuperação mais rápida.

Em média uma cirurgia para reconstrução do L.C.A dura em média de 1 hora e o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte.

A reabilitação é iniciada já no hospital, no qual o paciente irá utilizar muletas nas quatro primeiras semanas e irá retornar aos esportes em cerca de 9 meses.