O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga do corpo humano durante a marcha, ele é composto por três ossos: fêmur, tíbia e patela, e faz movimentos de rotação e rolamento, e sofre movimentos de compressão.

A cartilagem articular e os meniscos ajudam no amortecimento destes movimentos junto com o liquido sinovial que funciona como se fosse um lubrificante. Alguns fatores levam ao desgaste da cartilagem articular, que chamamos de artrose. Existem os fatores hereditários, os traumáticos (trauma local/trauma de repetição), os desvios de eixo quando o joelho é muito para dentro ou muito para fora, além das inclinações da patela que podem levar ao longo do tempo o desgaste da cartilagem articular.

A artrose tem início com dor no joelho a movimentação e na atividade física que não melhoram com medicação. O paciente então procura um especialista do joelho e após exame físico e screening do joelho é indicado o tratamento.
O tratamento conservador da artrose é dividido em 3 pilares:

  • O primeiro e mais importante é o ganho de massa muscular ao redor dos joelhos envolvendo quadríceps, musculatura do quadril e core. O ganho muscular eleva o limite de função do joelho, melhora a função e levam a diminuição dos sintomas.
  • O segundo pilar são as medicações. O colágeno UC II tão famoso em nosso meio age de certa forma melhorando os sintomas após uso contínuo maior que 3 meses.
  • O terceiro pilar é basicamente a infiltração com o ácido hialurônico que hoje já mostra que deixa mais tardio de 3 a sete anos os procedimentos de prótese total de joelho. Atuam aumentando a viscosidade do joelho, em receptores de dor e estimulando a produção endógena do próprio ácido.

A nossa dica é para você que tem artrose buscar seguimento com médico especialista e realizar os três pilares. Cuide do seu joelho!